As Minhas Marcações 0

Não existem produtos no seu carrinho.

Swipe to the left

​5 Estratégias para se valorizar e alcançar a sua melhor versão

​5 Estratégias para se valorizar e alcançar a sua melhor versão
By vanytime vanytime 3 meses Sem Comentários

Cada vez mais é importante trabalharmos o nosso bem estar físico e mental, isto é, tentar sempre ser a nossa melhor versão. Assim, a nossa psicóloga Filipa Jardim da Silva deixa-nos 5 dicas para que se possa valorizar.

1. Priorize o seu auto-cuidado

Todos nós temos necessidades físicas e psicológicas para satisfazer. Se não assegurarmos esse equilíbrio interno, as nossas funções cognitivas e emocionais ficam comprometidas e o nosso funcionamento diário ficará aquém do que desejamos. A reatividade predominará e a instabilidade emocional também. Assim, garanta espaço nas suas rotinas diárias para cuidar dos pilares do bem-estar humano, fundamentais para um corpo e mente sãos e uma vida bem sucedida. São eles: sono reparador, atividade física regular, alimentação equilibrada, relações sociais positivas e práticas diárias de auto-observação.

2. Dê uso às suas forças, aprenda a lidar com as suas vulnerabilidades

Já perguntou a si mesmo quais as suas principais competências e talentos? Reconhecer as suas forças é importante para as mobilizar no seu dia-a-dia, através das actividades em que se envolve e das escolhas profissionais que faz.

De forma complementar, há que identificar aquilo em que não é tão bom, para poder prestar mais atenção a tudo o que possa activar essas vulnerabilidades, e responder de forma adaptativa seja treinando, pedindo ajuda ou delegando.

3. Privilegie o ser antes do ter ou fazer

Como se se caracteriza em poucas palavras? Que valores o destacam? Aquilo que é não é mensurável em função do que tem ou faz. Permita-se ao final de cada dia auto-observar-se e reconhecer a pessoa que é, destacar o melhor desse dia e aprender com o que não correu tão bem. Lembre-se: o seu valor pessoal é único e inquestionável e não varia em função da sua produtividade, popularidade ou riqueza.

4. Torne a falha uma aliada

Quando ganha segurança na pessoa que é e separa a sua identidade da sua prestação diária, torna-se mais fácil adquirir perspetiva sobre o seu desempenho. Errar é natural e acontecerá no seu dia-a-dia. Mais do que evitar a falha ou julgar-se por ela, há que retirar o máximo de aprendizagem para evoluir. O verdadeiro erro é a persistência do mesmo erro.

5. A competir que seja só consigo

Numa era de rankings pode ser tentador compararmo-nos com outras pessoas. Resista à tentação e mantenha-se focado em si, no seu caminho e nos seus objetivos. Admirar outras pessoas, a nível pessoal ou profissional, poderá constituir uma fonte de motivação, desde que não se transforme numa competição ou comparação injustas e pouco construtivas.


By Filipa Jardim da Silva

Voltar

Posted in: Bem-estar
Loading…